Páginas

sábado, 22 de dezembro de 2012

Uma nova era - Tradição em Verde, Branco e Grená





Tricolores de sangue grená, uma nova era está chegando. Quanto a isso, não tenho dúvidas. Todavia, parece-me que, de algum modo, agora até mesmo o marketing do Flu internalizou essa realidade. Por mais que possa ter parecido “bobagem” a campanha promocional feita, que “enganou” os tricolores, confessem, foi algo original. Foi uma boa sacada. Deixou-nos apreensivos, e então percebemos que se tratava do apelo ao programa de Sócio-Futebol, que voltará a todo vapor. Faixa no Maracanã, página no Jornal Lance!, todos estes foram alvos da “Ocupação 41”. O que realmente espero é que não seja tão-somente uma estratégia de marketing, e sim o prenúncio de bons tempos. Tempos em que a transparência seja o principal objetivo. Tempos em que a mentalidade seja sempre vitoriosa, não contentando-se apenas com a manutenção de um elenco campeão, mas procurando reforçar seus pontos fracos. Tempos em que construiremos nosso CT, deixando um legado eterno para o clube e para a torcida. Tempos em que teremos nosso estádio, seja ele qual for, já que, no dia 21/12/2012, completaram-se exatos 51 anos do fatídico dia em que houve demolição parcial das Laranjeiras para favorecer a urbanização e, até hoje, não tivemos a construção de um novo palco que retrate a grandeza do FFC. Tempos em que seremos valorizados por nossos patrocinadores, ou buscaremos aqueles que nos valorizem. Tempos em que conseguiremos a projeção que tanto merecemos, mesmo contra tudo e contra todos, mesmo sob os olhares invejosos e os narizes torcidos. Tempos em que conquistaremos a América. Tempos em que novamente conquistaremos o Mundo. Novos tempos. Uma nova era. Que começa ano que vem. O mundo não acabou e, em 2013, o nosso mundo estará apenas começando. Por uma grande injustiça, o que seria nosso foi “repassado” ao queridinho da mídia paulista. Mas não tem problema. Agora é a nossa vez.


 




E o papo agora é Libertadores. Não acompanhei exatamente o sorteio, mas, claro, soube de sua repercussão e do resultado. E olha que coisa mais interessante... podemos novamente ter a LDU pela frente. É engraçado que a maioria dos tricolores que eu conheço ficou apreensiva com essa possibilidade, mas sejamos honestos... um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Mesmo os que podem alegar que caiu (porque perdemos a Sul-Americana), aquela era uma situação diferente. Em 2008, os favoritos éramos nós. Por conta da falta de cuidado com a altitude, não fizemos a preparação adequada e tomamos uma paulada lá. Tentamos reverter aqui, mas fomos roubados pelo maldito Baldassi, um dos poucos que se eu cruzar na rua é capaz de eu enforcar até a morte. Ficha criminal à parte, em 2009, por mais que me doa dizer isso, NÃO éramos os favoritos. Estávamos lutando contra o rebaixamento, e a LDU tinha dado uma sova em seu adversário na semifinal, se não me engano o River do Uruguai (7 a 0, lembram?), enquanto nós ganhamos do Cerro no Maracanã nos últimos minutos da partida. Era final do ano, o time estava esgotado, e não tínhamos tempo para nos preparar pra jogar na altitude. Era óbvio que ocorreria um desastre. Ainda assim, quase conseguimos reverter. Agora, meus amigos, a situação é outra. Duvido que, caindo a LDU em nosso grupo, vamos negligenciar a situação. Duvido que perderemos outra vez para eles na altitude. Como disse lá em cima, agora é a nossa hora. Que venha qualquer um.

Quanto aos grupos, fazendo um exercício de futurologia, vou arriscar alguns palpites para os classificados, e já colocando nos grupos aqueles que, penso eu, passarão da Pré-Libertadores:

Grupo 1 – Barcelona de Guayaquil, Nacional, Boca Juniors, Toluca è Nacional e Boca
Grupo 2 – Sporting Cristal, Libertad, Palmeiras, Tigre è Libertad e Palmeiras
Grupo 3 – Arsenal, The Strongest, Atlético-MG, São Paulo è Arsenal e São Paulo
Grupo 4 – Vélez Sarsfiel, Peñarol, Emelec, León è Vélez e Peñarol
Grupo 5 – Corinthians, San José, Millonarios, Tijuana è Corinthians e Tijuana
Grupo 6 – Santa Fé, Cerro Porteño, Real Garcilaso, Tolima è Cerro e Tolima
Grupo 7 – Dep. Lara, Universid. Chile, Newell´s Old Boys, Olimpia è La U e Olimpia
Grupo 8 – Fluminense, Huachipato, Caracas, LDU è Fluminense e LDU


Possíveis Oitavas-de-Final

Fluminense x Olimpia
São Paulo x Tijuana
Corinthians x Tolima
Vélez x LDU
Boca x Peñarol
Libertad x Arsenal
Cerro x Palmeiras
La U x Nacional


O Flu caiu num grupo razoável que, venha Grêmio ou LDU, não será muito difícil de classificar. Sobre os demais grupos, o 1 é bastante forte, provavelmente o “grupo da morte” da vez, o 2 é razoável, visto que muitos desses times estão em má fase, o 3 e o 4 prometem ser quase “grupos da morte”. No grupo 5, teremos altitude no cardápio e grandes distâncias a percorrer, o que torna a maratona de jogos bem desgastante. O grupo 6 parece o mais fraco, e o grupo 7 também não é lá essas coisas, apesar de contar com a vitoriosa La U e com Olimpia, campeão da Libertadores. Sobre as possíveis oitavas, é claro, é um enorme palpite, mas vai que cola, né? Não há desculpa, não há mais o que dizer. Temos que entrar de cabeça na Libertadores. Que essas declarações que li do Sandro Lima, de que iríamos entrar focados também para ganhar o Carioca, sejam só para despistar. DANE-SE o Carioca. Esse campeonato é manipulado quase todo ano pra favorecer o Esgoto da Gávea, e eles só não ganham quando são incompetentes, porque todo o resto sempre os favorece.








Eu havia prometido, na última coluna do ano, falar sobre o time do Flu para 2013, que já estaria com o elenco “fechado” nessa altura do campeonato, certo? Ledo engano... a única contratação que fizemos foi Rhayner. Isso mesmo, Rhayner. QUEM É RHAYNER? O CARA É ATACANTE E NÃO FAZ GOL HÁ 23 JOGOS! Passado o momento de fúria por conta dessa contratação, que é praticamente um tapa na cara da torcida, que esperava o Maicon Bolt, o Alan, ou algum nome de RELEVÂNCIA, esse rapaz, que nada tenho contra ele, e sim contra quem o inventou, chega para ser reserva do Wellington Nem. Isso significa que, após a Libertadores, o Wellington Nem não pode sair DE JEITO NENHUM. Se a intenção era contratar um possível substituto para o menino, não foi isso que fizeram.

Cada vez mais as especulações no mercado me irritam. Cícero deu mole, não fechamos. Lúcio apareceu, mas temos zagueiros pra seis anos, segundo Abelão e Gum, e o São Paulo pegou-o primeiro. Aliás, o São Paulo está montando um timaço, que no papel é melhor que o nosso, acreditem. Se o Ney Franco fizer esse time rodar... eu ponho minhas barbas de molho. Afinal, já tinham um time forte... não ganharam a Sul-Americana à toa. Nomes que foram ventilados para o Flu incluem o Elias, que eu não queria, mas em vista da aridez das contratações, porque temos só sondado e não fechamos com rigorosamente NINGUÉM, não seria mal recebido. Teria que curtir uma de meia, pois é de meia que precisamos, não de volantes. E falando nisso... parece que a situação do Conca babou. Espero estar errado, com toda a sinceridade, mas estou desanimando. Depender de Deco, Thiago Neves e Wagner na Libertadores será uma temeridade. E o Higor corre o risco de sair. Ou seja, um meia promissor a menos.

Agora vou abrir um espaço pra falar rapidamente da piada mais legal que ouvi: Botafogo ofereceu o Márcio Azevedo pelo Sóbis. Pronto, agora podem rir. É sério? Tá bom, o Carlinhos rateia, o Márcio Azevedo poderia ser um bom reserva, mas trocar pelo Sóbis? Nem ferrando. O Júlio César está voltando de empréstimo. Por que não fazemos ESSE troca-troca? Júlio César pelo Márcio Azevedo? Afinal, o Bota já mostrou interesse pelo Júlio. Acredito que seria perfeito. Só espero que o Flu não ache que contratar o Reinaldo (quem?) do Sport vai resolver. Com todo respeito ao Sport, não dá. Um último adendo... notícias correm que o Flu teria interesse em contratar o Robinho. Bitch, please... pra dar a grana que pedem no Robinho, paguem o valor pra trazer o Conca. Repatriar ídolos não tem preço. Não queremos Carlos Eduardo, presidente. QUEREMOS O CONCA.






● Verde da Esperança

- Boa sacada a de entregar uma réplica da taça do tetra ao presidente da Conmebol. Vai que assim ele tenta pelo menos escalar árbitros decentes pros nossos jogos...
- E caiu por terra a mentirada. Adidas ofereceu 190 milhões em 10 anos ao Esgoto. O provável contrato que o Flu deve fechar com a Nike, caso a Adidas não cubra, é levemente superior a isso, se não estou equivocado.
- Fluzão apareceu como primeiro no Ranking da CBF, como eu já havia antecipado. Ótimo isso.
- Obras do CT começam em Janeiro. Vamos que vamos!
- O ano que vem será o nosso ano, galera. Vamos acreditar, nos associar, apoiar e empurrar o clube na direção das taças!


● Branco da Paz


- A tranqüilidade reina em Laranjeiras... várias peladas de fim de ano...
- É bom terminar um ano sem especulação de saída de técnico, briga de jogador...
- Mesmo que a Flapress ainda tente nos atingir, não temos dado mole pro azar. Isso é positivo.
- Estou tranqüilo quanto aos números da nossa torcida. Datafolha não entrevista nem 1% dos brasileiros.
- Quanto a isso, o Facebook é mais relevante. Em vez de ser 20 vezes maior que a nossa torcida, como o Datafolha quer fazer parecer, os mulambos estão em número apenas seis vezes maior. Logo, se a torcida deles realmente for de 40 milhões de alienados, teremos, pelo menos, quase 7 milhões de tricolores abrilhantando o Brasil, embora, pra mim, esse número esteja entre 9 e 12 milhões facilmente.



● Grená do Vigor


- Reinaldo, não!
- Carlos Eduardo, não!
- Wellington Silva, não!
- Márcio Azevedo por Sóbis, não!
- Sandro Lima, FOCO NA LIBERTADORES. Deixa o Carioca pros que ganharam poucas vezes.
- Fluminense, vamos pagar o décimo-terceiro e as férias dos funcionários, ainda mais nesse fim de ano. Clube sério não pode dever aos que mais trabalham para ele.



O Fluminense é tetracampeão brasileiro! Boas Festas, galera! Feliz 2013!




Sobre o autor: Aloisio Soares Senra é professor de Inglês do Município do Rio de Janeiro desde 2011, e torcedor do Fluminense desde sempre. Casado, é carioca da gema, escritor, jogador de RPG, entre outras atividades intelectuais.

 

Nenhum comentário: