Páginas

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Voando para a Glória - Tradição em Verde, Branco e Grená



Tricolores de sangue grená, quem vai parar esse Flu? Que jogou como campeão. Que ganhou como campeão. Que tem cara de campeão. É difícil ser um rival nessas horas em que o Fluminense está fazendo história. Temos 68 pontos em 30 rodadas. Isso é muita coisa, galera. Os mulambos precisaram de 38 rodadas em 2009 pra fazer 67 pontos, e foram campeões porque ganhamos do Palmeiras, do Atlético-MG, do Cruzeiro e empatamos com o Inter. Hoje podemos bater um recorde nos pontos corridos, e até com alguma facilidade. São vinte vitórias, o mesmo número de quando conquistamos nosso tricampeonato, há dois anos. A diferença é que não empatamos tanto, nem perdemos tanto, e ainda restam oito jogos. Sim, oito jogos, 24 pontos em disputa. Mas vamos ao jogo.

Logo no começo do jogo, um baque. O atacante pontepretano Luan fez um gol de cinema, o qual provavelmente nunca mais voltará a fazer. É a nossa sina. Sofremos gols inacreditáveis de tempos em tempos de jogadores limitados. Não sei se a defesa vacilou, mas acho difícil que qualquer um previsse que o rapaz iria tentar aquele chute e, ainda por cima, que iria acertar o alvo com tamanha precisão. Méritos dele. Ponte Preta 1 x 0. Só que, a partir desse momento, os caras começaram com um antijogo ridículo. A cera foi absolutamente irritante e desnecessária. O Fluminense partiu pra cima com tudo, e só cedeu duas oportunidades de contra-ataque claras para o adversário, que não aproveitou. O primeiro tempo terminou e o Flu era só ataque, infelizmente concluindo pouco, e desperdiçando algumas chances. A arbitragem não viu pênalti claro em Fred e tudo ficou como antes. No segundo tempo, o dedo do técnico Abel Braga começou a agir. Ele sacou Rafael Sóbis, que estava mal, para colocar Marcos Jr. E o moleque infernizou. Numa das jogadas dele, dois adversários o prenderam no chão, impedindo-o de progredir, e isso dentro da área. Pênalti? Não para o árbitro, que nada marcou. O jogo ganhou dramaticidade. O Fluminense era todo ataque, e a Ponte Preta, toda defesa. Pecávamos quase sempre no último passe, em virtude das agudas jogadas de Carlinhos nunca terminarem da forma como gostaríamos. Ainda assim, tivemos algumas chances, na quais o frangueiro Édson Bastos (aquele mesmo da final da Copa do Brasil de 2011) resolveu fechar o gol e defender. Todo goleiro contra a gente parece um Taffarel mesmo. Estou começando a me convencer disso. Abel viu que precisávamos ousar mais e tirou Edinho, que no primeiro tempo sofreu com uma pancada e mancou durante algum tempo, para colocar Higor. Ele também sacou Carlinhos, colocando Samuel. E, assim, o Flu partiu para o abafa. Só que o Fluminense no abafa não é um time qualquer. Ele sabe o que quer e parte pra cima com consciência. Com a saída do lateral esquerdo, Wagner passou a ser ala, e ganhamos em ofensividade. O gol era questão de tempo. Aí...

Aí, meus amigos, aconteceu um lance cujas opiniões divergem, e eu as respeito, mas que gerou, mais uma vez, um choro inexplicável da mídia. É um porre toda rodada ter que ficar desmistificando os supostos “erros de arbitragem” a nosso favor. Por gentileza, revejam o lance do pênalti sob outro prisma e verão que eu tenho razão. A partir de 1:25 do vídeo, por favor.


Pênalti polêmico foi legal


Vejam que o braço esquerdo de Luan está aberto, e o direito, fechado. A bola bate antes em seu quadril e, só então, resvala no braço. Se ele quisesse, daria tempo de tirar o braço para que a bola não batesse, mas ele deixa o braço para que a bola não escape. Assim, a meu ver, pelo menos, ele assumiu um risco, e o pênalti não foi mal marcado, vez que alterou a trajetória da bola. Fred pegou a bola e, com a frieza costumeira, voltou a ser o artilheiro do campeonato, com 15 gols. 1 a 1. Aí, o Flu partiu para a pressão final, que durou até os 44 do segundo tempo, quando Marcos Jr. foi derrubado pelo zagueiro da Ponte Preta, sofrendo falta próxima à área. Sim, meus amigos, FOI FALTA. No início, achei que foi mal marcada e invertida, mas vejam aqui que Marcos Jr. é claramente tocado no joelho, e o braço esquerdo do defensor da Ponte empurra-o para o chão. Para não cair, Marcos Jr. segura a camisa do zagueiro, mas só o faz DEPOIS que sofre a falta. Veja aqui:









Logo, o lance todo foi legal, assim como o gol de Gum, que voou para vencer Édson Bastos após a bola ser levantada para a área. 2 a 1. E, assim, o Fluminense gastou os cinco minutos de acréscimo tocando a bola, fazendo o tempo passar com inteligência, sem afobação. Mais uma vitória incontestável do Time de Guerreiros, que foi muito superior ao adversário e, com polêmica ou não, mereceu vencer. O chororô da mídia continua, mas sabemos que isso continuará até o fim. Eles não suportam a idéia de o Fluminense ganhar dois campeonatos em três anos e ser o mais vitorioso time do Rio na era dos pontos corridos. Eles querem, de qualquer maneira, macular a nossa imagem e o nosso mérito, mas não vão conseguir. Agora restam apenas 8 rodadas, meus amigos. E, para o título certo, 5 vitórias, já que o Grêmio pastelou e deixou o Botafogo empatar no fim. Com os resultados da rodada, mantivemos os nove pontos para o segundo colocado, que passou a ser o Atlético-MG, ao vencer o Sport na bacia das almas em jogo também com arbitragem polêmica, por 2 a 1, no Independência, e abrimos 11 pontos para o Grêmio, terceiro colocado e último time no G3. Como o São Paulo agora é o último do G4, abrimos 16 pontos para a zona da Libertadores, e só com uma hecatombe não vamos disputá-la ano que vem. Agora virão as duas “decisões”, contra Grêmio e Atlético-MG. Se vencermos as duas partidas, vamos a 74 pontos, e o Atlético ficaria, no máximo, com 62, isso faltando 6 rodadas. Aí, meus caros, já poderemos abrir o champanhe. Será praticamente impossível nos tirar o tetra.


● Verde da Esperança

- Gum Guerreiro! Gum Guerreiro! Ele tem tudo pra entrar pra história do Flu.
- Digão também não deu moleza. Cavalieri foi mero expectador nesse jogo.
- Jean, Wagner e Higor estiveram muito bem quando jogaram juntos.
- Mais um gol do Fred. Só falta um para o centésimo!
- Abel, mandou bem com as substituições. Ousou como um líder, ousou como um campeão.

● Branco da Paz

- A torcida do Flu é incrível mesmo, cara... consegue fazer tremer até cabine de rádio de um estádio que não é nosso!
- Wellington Nem ficará de fora, mas não vejo isso como algo ruim. Acho que ele está precisando mesmo de um descanso.
- A arbitragem foi ruim, mas, como eu disse, nada que justificasse o alarde insano da mídia.
- Todos ao Engenhão. A primeira final é quarta-feira contra o Grêmio! Tem que lotar!

● Grená do Vigor

- Valeu Bruno... toda a minha esperança de que você engrenasse morreu! Diretoria, precisamos de lateral-direito pro ano que vem!
- Carlinhos, a Seleção te fez mal, amigo. Acho que você precisa passar uma temporada no Santo André. Diretoria, precisamos de lateral-esquerdo pro ano que vem!
- Edinho esteve mal, em que pese ter sido um leão. Tem dias que nada dá certo.
- Sóbis, o Abel só te mete em furada, né cara? Ele ainda não conseguiu achar uma posição em que você renda plenamente.

 

Faltam 8 rodadas pra gritar “É campeão”! Acredita, Fluzão!





Sobre o autor: Aloisio Soares Senra é professor de Inglês do Município do Rio de Janeiro desde 2011, e torcedor do Fluminense desde sempre. Casado, é carioca da gema, escritor, jogador de RPG, entre outras atividades intelectuais.







3 comentários:

Anônimo disse...

e quanto ao projeto arena?
gostaria de saber como está, se ainda é um projeto? ou se foi só um sonho e já acordamos pra realidade.
ainda mais agora vendo que a arena do gremio já será entregue, gostaria de alguma novidade sobre a nossa.
e se existe alguma forma de colaboração, é só falar que estou pronto pra ajudar.

ST

Aloisio disse...

Anônimo, o Projeto Arena ainda existe, apenas está correndo de forma mais lenta, pois estamos na fase de elaborar toda a documentação pertinente para encaminhar à diretoria. Para saber como colaborar, basta entrar para o grupo do Projeto Arena no Facebook. O link abaixo é o Núcleo RJ, e lá você poderá falar com os administradores do grupo do projeto e oferecer sua ajuda conforme for possível. Eu não tenho falado do Projeto Arena nas minhas colunas exatamente por conta desse "stand by", mas sempre que houver novidades elas serão relatadas. Espero que as colunas em si não estejam sendo desagradáveis.

Saudações Tricolores.

Aloisio disse...

Aqui o link:

http://www.facebook.com/groups/projetoarenarj1/